30/07/2010

AMIZADE

Aquele garoto tinha um temperamento muito ruim. Seu pai deu-lhe um saco com pregos e disse que toda vez que perdesse a paciência, deveria martelar um prego atrás da cerca.

No primeiro dia o garoto cravou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas, de acordo com que ele ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos martelados por dia reduzia gradativamente. Descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca.

Finalmente chegou o dia em que o garoto não mais perdeu a paciência.

Chegou ao seu pai e disse tudo aquilo. O pai sugeriu então que ele retirasse um prego por cada dia dando continuidade ao controle de seu temperamento. Finalmente chegou o dia em que o garoto havia retirado todos os pregos da cerca. Então seu pai segurou sua mão e levou-o até a cerca e disse:

-Você foi muito bem, filho; mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma. Quando você diz coisas com raiva, estas coisas deixam cicatrizes exatamente como estas. Você pode cravar uma faca em um homem e retirá-la. Não vai importar quantas vezes você peça desculpas, o buraco vai estar lá do mesmo jeito. Um ferimento verbal é tão ruim quanto um físico.

A amizade é uma jóia muito rara. Ela faz sorrir e dão apoio para que haja sucesso. Empresta um ouvido, e vem elogio. A amizade faz com que os demais tenham o coração aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário