12/10/2010

AS CHAVES DO PALÁCIO

(de uma antiga revista da Escola Bíblica Dominical para crianças)

Conta-se que certa vez o rei de um país organizou uma festa com o objetivo de apresentar o jovem príncipe à sociedade, e, naturalmente, para que o príncipe encontrasse a que mais tarde seria sua esposa.

Todas as fidalgas se prepararam para o dia da grande representação. Duas moças, filhas de importantes famílias, combinaram ir juntas, na certeza que uma delas conquistaria a simpatia do príncipe.

Na data marcada uma delas vestiu um caríssimo vestido de brocado e cingiu riquíssima coroa de diamantes. A outra ostentava um modelo rico e vistoso, não havendo nada igual.

Na hora da festa as duas se dirigiram para o palácio, num vistoso carro puxado por quatro cavalos. Atravessaram o bosque, subiram as escadas e tocaram a campainha.

O porteiro perguntou o que desejavam. "Que desejamos? Admirável!", exclamaram elas. "Viemos para a festa! Queremos entrar!" E forçavam a entrada. O porteiro as interrompeu: "Desculpem, se vêm para a festa do príncipe, precisam trazer vestidos limpos". "Vestidos limpos? Então os nossos estão sujos?", diziam, olhando-se. "Amiga, veja...!, disse uma delas observando seu vestido sujo. "Quem me sujou?"

Na verdade os vestidos de ambas estavam sujos, não se sabe como. Uma luz que se projetava do palácio, pela porta principal, fez com que se revelasse através das faces das moças orgulho e ambição.

Nesse momento surgiu uma outra moça, sem aparência alguma, vestindo trajes que não indicavam qualquer aparência. "Quem será?", perguntou uma delas. "Deve ser a filha da cozinheira", respondeu a outra. Era a filha de um pastor de ovelhas, que também fora convidada. Logo que se aproximou, a mesma luz do palácio fez resplandecer o seu vestido como se fosse de finíssimo linho e também simplicidade e pureza de coração. O porteiro, abrindo a porta, convidou-a a entrar. Ficaram de fora as orgulhosas e ambiciosas.

Assim, as chaves que garantem a entrada no Palácio são os corações limpos. Aqueles que se apresentarem com os corações manchados ficarão de fora. Outros trajes e outras chaves não abrem as portas do Palácio do Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário