02/04/2010

AMOR, QUE POR AMOR DESCESTE

Trata-se do hino 27 da Harpa Cristã. Veja sua origem.
Este hino foi escrito pelo Dr. George Matheson (1842 – 1906) na noite de 6 de junho de 1882. Ele mesmo diz: “Esse hino foi escrito na casa pastoral em Innellan. Eu estava sozinho, no momento. Era o dia do casamento de minha irmã, e o resto da família estava passando a noite em Glasgow. Algo me havia acontecido, e só eu sabia o que me causou o mais profundo sofrimento mental. O hino, fruto daquele sofrimento, foi o trabalho mais apressado que fiz em toda a minha vida. Tinha a impressão de que alguma coisa estivesse me passando a letra e não eu mesmo. Tenho a certeza absoluta de que o hino inteiro ficou completo em cinco minutos”.
Uma história nos conta de que a moça a quem o Dr. Matheson amava desmanchou o noivado porque ele ficara cego, e que o hino fora escrito por causa desse terrível desapontamento. Todavia, alguém, autoridade no assunto, diz que isto não é provável porque havia mais de vinte anos o autor estava cego, quando o hino foi escrito. Ele era filho de um rico comerciante escocês. Desde criança teve muita dificuldade com a visão, e logo depois de entrar para a universidade ficou completamente cego. Conseguiu formar-se ainda. Suas irmãs, que lhe o amavam muito, estudaram hebreu, grego e latim para ajudá-lo nos estudos. Apesar de sua aflição, não se deixando desanimar, ganhou mais e mais vontade de fazer maiores esforços. Foi ministro da Igreja Escocesa; tornou-se um brilhante pregador, autor de distinção e um homem de letras. Exerceu o pastorado durante 18 anos em Innellan, um retiro muito popular, e ano após ano muitas famílias faziam temporadas nesse lugar para abençoadas pelas suas pregações. Foi sempre um verdadeiro pastor de suas ovelhas. Quando visitava os membros do rebanho era acompanhado por uma irmã que morava com ele.
Dizem que o Dr. Alberto lister Peace (1844 – 1912), organista da Catedral de Galsgow costumava carregar consigo as palavras de hinos que ainda não tinham música e, num momento de inspiração escrevia melodias para as letras que havia colecionado.
Um dia, estava sentado na areia de Arran, uma ilha das costas da Escócia e, lendo estas palavras do Dr. Matheson, quando imediatamente a música lhe veio à mente. Levou poucos instantes para escrevê-la. O Dr. Peace era homem de muito talento. Aos nove anos de idade já tocava órgão na igreja. Nasceu na Inglaterra e passou grande parte de sua vida na Escócia.
(A Seara)

Um comentário:

  1. Este Hino teve por base o Soneto de Camões cujo primeiro verso começa com as mesma frase. Gostaria de conhecer esse soneto. Poderá ser ?
    jh.pinheiro@sapo.pt

    ResponderExcluir