27/03/2010

O DESERTO DE ATACAMA E O EL NINO

Para quebrar a estabilidade desse deserto (que vai do norte do Chile à fronteira com o Peru), só mesmo fenômenos climáticos de larga escala, como o El Niño, que é o aquecimento das águas do Pacífico. Essa anoma-lia oceanográfica origina chuvas na área desértica do Chile e do Peru e afeta ecossistemas terrestres. O nome, criado por pescadores, significa "Menino Jesus", porque aparece geralmente no mês de dezembro.
O "Jesus" dos chilenos e peruanos traz chuvas fortes o bastante para penetrar o solo e dar origem a um dos maiores espetáculos naturais: sementes que permaneceram latentes por anos brotam com todo o esplendor, numa explosão de cores e tipos vegetais. É mais uma vitória da vida sobre o deserto.
O El Nino, que é benéfico para aquela região dos Andes, pode ser maléfico em outras áreas do planeta, como todos sabemos. Faz lembrar exatamente o Jesus da Bíblia (Lc 1.23,24; Lc 20.17,18). Ele é Pedra, é Rocha de fundamento, e todo aquele que edifica sobre ela fica firme. E para quem se escandaliza nela, ela mesma se torna numa pedra de tropeço. Para muitos Ele é a maior bênção, para outros é escândalo.

Os flamingos rosados

Habitantes da planície de sal, o Salar de Atacama, são um bom exemplo de espécie adaptada. Nesse local, a água que veio da Cordilheira dos Andes, formando lagos azuis, evapora mais rapidamente do que é reposta pelas chuvas, e os sais minerais permanecem. O resultado é uma quantidade enorme de imensos lagos, cujo sal impregna no organismo do flamingo. A saída que esses animais encontraram foi eliminar o excesso através de pequenas aberturas ao lado das narinas.

(Super Interessante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário