16/06/2009

MÃOS EM PRECE

O autor do conhecido quadro que representa duas mãos postas em prece chama-se Albrecht Düerer (1471-1528), um dos maiores artistas da Idade Média e Renascença.
Albrecht tinha um grande amigo, pobre como ele, com quem fez pacto de honra, para que ambos estudassem pintura. Um trabalharia, enquanto outro iria lidar com a palheta e os pincéis. Por insistência, Albrecht foi o primeiro a estudar. Findo o estudo, Düerer pôde custear as despesas do amigo. Este notou que os anos e o trabalho árduo lhe tinham roubado a destreza.
Certo dia, desanimado, ergueu as mãos em prece, orando a favor da carreira do amigo. Foi quando Albrecht, aproximando-se ouviu a voz do amigo que se encontrava ajoelhado com as mãos erguidas. Profundamente comovido firmou naquela hora a seguinte resolução: “Jamais poderei devolver a essas mãos a agilidade que perderam; posso, porém, demonstrar ao mundo a gratidão que sinto pelo meu amigo. Pintarei essas mãos tais como as vejo agora; poderá ser que ao vê-las os homens apreciem o que elas fizeram por mim”.
A obra ficou famosa pelos séculos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário